• Raquel Cantarelli

10 livros que mais me influenciaram como escritora



Todo escritor é, acima de tudo, um leitor atento e disciplinado.


A leitura como hábito é requisito fundamental para desenvolver suas próprias obras literárias, seja na prosa ou na poesia.


Por isso, decidi elencar aqui os 10 livros que talvez tenham influenciado mais o meu processo de formação de escritora. Aqueles que de fato despertaram minha paixão pela literatura ao ponto de inspirar a criação de minhas próprias histórias.


Vamos à eles!



AS BRUMAS DE AVALON

Marion Zimmer Bradley


Este clássico da literatura mundial retrata a mítica história do Rei Artur a partir da perspectiva de mulheres mágicas e poderosas. Por séculos, as lendas arturianas povoaram o imaginário de leitores de todo o mundo. Pelos olhos de mulheres complexas e poderosas como Morgana das Fadas, Viviane, a Senhora do Lago, Igraine, Morgause e Gwenhwyfar, os reinos de Camelot e de Avalon são revisitados neste clássico repleto de magia, sensibilidade e intrigas.

“Ler As brumas de Avalon é uma experiência profundamente tocante, e muitas vezes fantástica. Um resultado impressionante.” “Um romance épico, com violência, ambição, lealdades dolorosas e feitiços assombrosos.”.



OS MISERÁVEIS

Victor Hugo


Os Miseráveis é uma poderosa denúncia a todos os tipos de injustiça humana. Jean Valjean é um ex-presidiário (condenado por 05 anos de prisão por roubar um pão) que, depois de ser marginalizado pela sociedade, recebe uma ajuda inesperada e parte em busca de um recomeço e de sua redenção. Javert, é um inspetor com ideais rígidos de justiça, tem uma visão de mundo sempre filtrada pelas lentes da lei. A partir dos embates entre esses dois personagens de caráteres tão opostos, Victor Hugo desenvolve uma trama articulada, que explora os dilemas morais de cada um ao mesmo tempo em que revela de maneira crítica os conflitos sociais da época. Ao retratar uma realidade de penúrias e revoltas, este clássico inspira a esperança por uma sociedade mais justa e humana, ecoando até os dias atuais.



LIVRO(S) DO DESASSOSSEGO

Fernando Pessoa


Composto de centenas de fragmentos, dos quais Fernando Pessoa publicou apenas doze, o narrador principal deste livro é o semi-heterônimo Bernardo Soares. Oscilando entre temas como as variações de seu estado psíquico, a paixão, a moral e o conhecimento, o livro não apresenta uma narrativa linear; é composto de diversos trechos e partes que se articulam de maneira mais ou menos aberta. Ainda assim, é a obra de Pessoa que mais se aproxima do romance.

Livro fundamental para a compreensão da extensa influência de Pessoa na criação da noção contemporânea de indivíduo, suas páginas revelam o gênio de um autor no seu auge.



TODA POESIA

Paulo Leminski


Paulo Leminski foi corajoso o bastante para se equilibrar entre duas enormes construções que rivalizavam na década de 1970, quando publicava seus primeiros versos: a poesia concreta, de feição mais erudita e superinformada, e a lírica, que florescia entre os jovens de vinte e poucos anos da chamada "geração mimeógrafo". Ao conciliar a rigidez da construção formal e o mais genuíno coloquialismo, o autor praticou ao longo de sua vida um jogo de gato e rato com leitores e críticos. Se por um lado tinha pleno conhecimento do que se produzira de melhor na poesia - do Ocidente e do Oriente -, por outro parecia comprazer-se em mostrar um "à vontade" que não raro beirava o improviso, dando um nó na cabeça dos mais conservadores. Pura artimanha de um poeta consciente e dotado das melhores ferramentas para escrever versos.



BEM VINDO À CASA DOS ESPÍRITOS

Christopher Buehlman


Há muitas coisas que você deveria saber sobre Andrew. A mais importante seria manter distância dele. Mas talvez você não consiga resistir à tentação de descobrir o que esse cara está evocando. Andrew esteve na União Soviética, onde adquiriu uma antiga e perigosa relíquia. Membro dos Alcoólicos Anônimos, há dez anos longe das garrafas, ele também é um bruxo famoso. Sua técnica de conversar com os mortos através de vídeos atrai muitos clientes. Por mais estranho que pareça, Andrew também tem sentimentos e uma dona para o seu gélido coração: uma sereia de carne, osso e escamas. Todo cuidado é pouco para não seguirmos seu canto até o fundo do lago. BEM-VINDO À CASA DOS ESPÍRITOS mistura antigas fábulas com uma narrativa moderna que encanta leitores em todo o mundo.



DRÁCULA

Bram Stoker


Drácula é um clássico que ainda corre quente na veia de inúmeras gerações de leitores por todo o mundo. A obra atemporal de Bram Stoker narra, por meio de fragmentos de cartas, diários e notícias de jornal, a história de humanos lutando para sobreviver às investidas do vampiro Drácula. O grupo formado por Jonathan Harker, Mina Harker, Dr. Van Helsing e Dr. Seward tenta impedir que a vil criatura se alimente de sangue humano na Londres da época vitoriana, no final do século XIX. Um clássico absoluto do terror, Bram Stoker define em Drácula a forma como pensamos os vampiros atualmente. Mais que isso, ele traz esse monstro para o centro do palco da cultura pop do nosso século e eterniza o vilão de modos refinados e comportamento sanguinário.



ABOMINAÇÃO

Gary Whitta


ABOMINAÇÃO é um romance de fantasia dark que reconta um dos capítulos mais sangrentos da história da Inglaterra: as invasões vikings do século IX. Com influências que vão de H.P. Lovecraft a Game of Thrones, a obra vem sendo recebida mundo afora como um novo clássico do gênero. O reinado de Wessex foi o único da Inglaterra que escapou dos invasores dinamarqueses. Seu rei, Alfredo, o Grande, negocia um acordo com os bárbaros do Mar do Norte, mesmo sabendo que eles não são adeptos da paz. O arcebispo de Canterbury oferece proteção ao reino, através de feitiços descobertos por ele em velhos pergaminhos. O rei só não poderia imaginar que a magia seria ainda mais perigosa do que os próprios vikings.



MEDO CLÁSSICO

H.P. Lovecraft


Hoje em dia fica difícil imaginar a cultura pop sem a presença de Howard Phillips Lovecraft. Reconhecido como o legítimo sucessor de Edgar Allan Poe, Lovecraft passou a vida desenvolvendo seres e universos fantásticos. Assim como Tolkien, ele criou sua própria mitologia com deuses e entidades ancestrais.

Seu terror cósmico, onde o bem e o mal independem de carma ou moralidade, influenciou muitos dos livros, filmes, bandas e games que a gente tanto ama.

Uma seleção especial de contos e novelas do autor que revolucionou o terror e a ficção científica no século XX.





MEDO CLÁSSICO

Edgar Allan Poe


Tudo o que hoje conhecemos como terror começou a ganhar forma na obra de Edgar Allan Poe. Genial e maldito, Poe é considerado o mestre dos mestres da literatura fantástica. Stephen King, Clive Barker ou H.P. Lovecraft são apenas alguns de seus discípulos mais sombrios.

A Dark Side Books compilou pela primeira vez os contos de Poe numa edição nacional, divididos em blocos temáticos que ajudam a visualizar a enorme abrangência da obra. A morte, narradores homicidas, mulheres imortais, aventuras, as histórias do detetive Auguste Dupin, personagem que serviu de inspiração para Sherlock Holmes.




O ILUMINADO

Stephen King


“O lugar perfeito para recomeçar”, é o que pensa Jack Torrance ao ser contratado como zelador do imenso hotel Overlook para o inverno. Hora de deixar para trás o alcoolismo, os acessos de fúria, os repetidos fracassos. Isolado pela neve com a esposa e o filho, tudo o que Jack deseja é um pouco de paz para se dedicar à escrita. Mas, conforme o inverno se aprofunda, o local paradisíaco começa a parecer cada vez mais remoto... e mais sinistro. Forças malignas habitam o hotel e tentam se apoderar de Danny Torrance, um garotinho com grandes poderes sobrenaturais. Possuir o menino, no entanto, se mostra mais difícil do que esperado. Então os espíritos resolvem se aproveitar das fraquezas do pai... Um dos livros mais assustadores de todos os tempos, O iluminado é um clássico de Stephen King.


0 visualização

Raquel Cantarelli

Endereço comercial

Rua Professor Taciel Cyleno, 675 / 102 - Recreio dos Bandeirantes - RJ

Entrega dos produtos estimada em até 10 dias após a compra concluída.

0