• Raquel Cantarelli

10 livros de fantasia imperdíveis para aguçar a imaginação


Em julho desse ano, o colaborador Erik Kain publicou no site da Revista Forbes essa lista de romances de fantasia imperdíveis para qualquer apreciador do gênero. Alguns já li e recomendo com veemência, outros ainda não tive o prazer, mas resolvi compartilhar com vocês essa lista excelente que me deixou bastante intrigada e curiosa.


Vamos a ela!


O Senhor dos Anéis

J.R.R. Tolkien


Uma escolha óbvia, mas uma lista como essa não estaria completa sem J.R.R. Fantasia épica de Tolkien. Tolkien é o culpado pela obsessão da fantasia moderna por orcs, elfos e anões, sem mencionar Halflings (ou Hobbits) e Lordes das Trevas, cujos nomes nunca devem ser falados em voz alta.

Ainda assim, eu me pego retornando ao trabalho de Tolkien de vez em quando, e sempre que aprendo algo novo da história de Frodo Bolseiro e do Anel. A Terra-média de Tolkien é tão exuberante e rica em canções e tradições, que é difícil não se perder em tudo. Uma história poderosa de amizade e a influência corrupta do poder no mundo. Se você só viu os filmes, garanto que encontrará muito mais nos romances.



As Mentiras de Locke Lamora

Scott Lynch


Se você gosta de histórias de assaltos, provavelmente amará AS Mentiras de Lock Lamora, de Scott Lynch. É o primeiro livro da série "The Gentlemen Bastards", e é um passeio selvagem. É uma história de ladrões tomando atitudes ousadas que por vezes incomodam as pessoas erradas. Às vezes emocionante, o primeiro livro em particular também é surpreendentemente angustiante.

Com magia negra, um elenco fantástico de personagens e muita aventura para manter essas páginas viradas, a história de Lynch é uma das fantasias modernas mais originais que já li. Infelizmente, o primeiro livro é o melhor da série, mas vale a pena ler somente ele.




O Último Unicórino

Peter S. Beagle


O Último Unicórnio é possivelmente o romance mais bonito que já li. E não digo isso levianamente. Há algo na prosa de Beagle que o atrai a esse mundo caprichoso e triste. A magia está desaparecendo e, com ela, a capacidade das pessoas normais verem criaturas mágicas.

A adaptação para filme de animação foi uma das minhas favoritas quando criança, mas o romance em si é muito melhor – leitura necessária para qualquer entusiasta de fantasia e até para iniciantes do gênero. Também é bastante curto, o que é uma mudança refrescante nos padrões de fantasia.





Mistborn

Brandon Sanderson


A série Mistborn, de Brandon Sanderson, é tanto sobre guerra de classes quanto sobre alomancia (a capacidade de alterar o metal) e outros sistemas mágicos fascinantes que tornam esses livros únicos.

O maligno Lord Ruler governa a terra com punho de ferro, e a sociedade é estritamente dividida entre os que têm e os que não têm. Mas o brilhante ladrão Kelsier descobriu o poder da alomancia e, junto com sua equipe e a rata de rua Vin, ela mesma um alomancer em ascensão, eles assumem enormes riscos em um livro que é parte mágica, parte travessura, e excelente do começo ao fim. O final, em particular, o deixará atordoado.

Toda a série Mistborn vale bem o seu tempo, mas comece com Mistborn.




Tigana – A Voz da Vingança

Guy Gavriel Kay


Tigana evolui a passos lentos, nem todo mundo aprecia a prosa de Kay ou a maneira como ele deixa a trama ferver e construir, levando um tempo agradável para chegar à conclusão chocante do romance.

De fato, levei várias tentativas para concluir este livro, mas estou feliz que finalmente consegui. Kay é um escritor tremendamente talentoso cuja prosa é tão linda e rica quanto a construção de seu mundo.

Tigana é a história de uma península composta por vários reinos díspares sob o domínio de dois poderosos adversários, ambos mágicos do além mar, e seus exércitos. É uma história de rebelião e injustiça, que investiga o poder dos nomes e da memória, e o que significa quando uma força conquistadora aniquila tão completamente uma população que a própria memória de um lugar pode ser destruída.



O Nome do Vento

Patrick Rothfuss


Não há dúvida de que Patrick Rothfuss leva jeito com as palavras. O Nome do Vento conquistou o mundo da fantasia em 2007 e, embora o segundo livro não tenha sido tão bem recebido, achei os dois romances incrivelmente poderosos. (Infelizmente, ainda estamos aguardando a terceira e última entrada nesta trilogia.)

A história gira em torno de Kvothe, que recorda-se de sua juventude como estudante de magia e músico. Há um profundo mistério épico de fantasia em segundo plano, e muitas perguntas permanecem enquanto esperamos pacientemente pelo livro final, mas a história até agora é incrível, com sistemas mágicos fascinantes e personagens envolventes.



As Crônicas de Gelo e Fogo

George R. R. Martin


Game Of Thrones rapidamente se tornou um dos programas de TV mais populares de todos os tempos, quando a adaptação dos livros de Martin pela HBO capturou a imaginação de telespectadores do mundo todo. Agora que a série terminou, é hora de você ler os livros. Porque enquanto o programa de TV definitivamente fez algumas coisas melhores, como realmente terminar a história, não há como captar a profundidade e a complexidade da história de Martin na tela.

A história de Senhores e Damas, cavaleiros e assassinos, todos competindo pelo Trono de Ferro e o domínio sobre os Sete Reinos continua sendo uma das minhas séries de fantasia favoritas de todos os tempos, exceto por um detalhe infeliz: Martin ainda não terminou o sexto e sétimo romances. Ainda assim, o que ele terminou vale a leitura, especialmente os três primeiros livros.



Jonathan Strange e Mr Norrell

Susanna Clarke


Jonathan Strange e Mr Norrell continua sendo um dos meus romances de fantasia favoritos de todos os tempos. O mundo que Susanna Clarke cria é envolto em mistério. Situada na Inglaterra no início do século 19, a magia praticamente desapareceu da terra. O lendário Raven King não é visto há séculos, e os mágicos são pouco mais que estudiosos da história da magia. Então dois mágicos práticos aparecem, e tudo muda.

Essa é uma história lenta, mas para quem tem paciência e gosta de notas de rodapé, aprender mais sobre essa estranha versão da Inglaterra e o mundo sombrio e perigoso das fadas que coexiste nela é uma experiência verdadeiramente gratificante.



The Darkness That Comes Before

R. Scott Bakker


The Darkness That Comes Before é a primeira da trilogia de Bakker, The Prince of Nothing. Foi descrito como um cruzamento entre Tolkien e Nietzsche.

É sombrio - muito sombrio e violento, às vezes gratuitamente - com uma violência sexual que fará sua pele arrepiar. Além disso, este livro e os dois que se seguem são algumas das fantasias mais atraentes e bem escritas que já li.

A história de Kellhus, Dunyain, Achamian, o mago, Esmenet, a prostituta e Cnaiür, o bárbaro, tem todas as armadilhas da típica fantasia épica, mas Bakker os vira de cabeça para baixo, distorcendo-os além do reconhecimento em uma história que é ao mesmo tempo depravada e assustadoramente linda. Bakker faz você pensar além do mundo de fantasia que ele criou.

Eu pararia depois dos três primeiros livros, no entanto. A segunda série de quatro livros, The Aspect Emperor foi uma decepção. Os dois primeiros livros foram bons, mas os outros dois se desfizeram bastante. Ainda assim, os três primeiros desta série contam uma história completa e satisfatória.



A Primeira Lei (Trilogia)

Joe Abercrombie


Recentemente, comecei a reler a trilogia de A Primeira Lei, de Joe Abercrombie, e de alguma maneira havia me esquecido de como é boa. Acabei de terminar O Poder da Espada, o primeiro livro da série de romances de fantasia sombrios e profundamente humanos de Abercrombie.

A história é tão épica quanto cínica. Os personagens são profundamente falhos e incrivelmente relacionáveis. A trama segue tipos complexos - um bárbaro infame do norte; um jovem nobre altivo e especialista em espadas de Adua, capital da União; uma ex-escrava do sul, empenhada em vingança contra seus ex-captores; um Mago antigo, com suas próprias conspirações e maquinações, que reúne todos eles.

Aventura, magia e uma guerra terrível se entrelaçam em uma das fantasias mais fascinantes e emocionantes que já li. É uma tremenda trilogia, e felizmente há dois romances independentes que ocorrem após esses eventos. Há também uma nova trilogia a caminho, com o primeiro livro – A Little Hatred – já lançado.



44 visualizações

Raquel Cantarelli

Endereço comercial

Rua Professor Taciel Cyleno, 675 / 102 - Recreio dos Bandeirantes - RJ

Entrega dos produtos estimada em até 10 dias após a compra concluída.

0